Notas musicais , como aprendê-las ?

Como aprender  notas musicais? Uma das grandes preocupações de jovens que querem aprender música, é poder conciliar o aprendizado prático com o teórico de determinado instrumento musical.Não sei você, mas no começo de minha trajetória musical achava que o melhor mesmo seria começar  tocando um instrumento e depois com o tempo aprender a teoria musical.

O tempo passou, consegui dar algumas notas em meu instrumento, até consegui decorar algumas canções , mais nada que deixasse os ouvintes empolgados, inclusive, nem eu mesmo. Sempre faltava algo, como  mencionei nesse artigo ” Teoria musical o segredo para iniciantes

“Eu toco de ouvido, pra que teoria musical”

notas musicais

 

Não é de se espantar a quantidade de pessoas que dizem essa frase, e na  concepção delas, o que vale mesmo é  tocar. As notas musicais e a  teoria musical sempre fica de lado , muitas pessoas não sabem ler uma partitura , e ficam até admiradas quando vêem alguém que consegue decifrar aqueles pinguinhos pretos em uma folha com cinco linhas paralelas.

Mas como incentivar e mostrar para essas pessoas que elas podem sim , aprender teoria musical juntamente com seu instrumento de escolha? Como mencionei acima ,no começo, até que tentei tocar fácil meu instrumento, mas sempre ficava devendo algo, o que para muitos era fáci,l para mim era um tormento , o meu aprendizado foi mais lento principalmente na hora de tirar uma música de ouvido, muita vezes por ignorância e falta de oportunidade, sempre deixei a teoria musical de lado( bobo erro)

“Tenha foco” e aprenda essas tão famosas notas musicais.

Como tudo na vida existe foco, na música não é diferente, para poder ser um excelente músico , você tem de colocar em mente que a base de tudo é a  teoria musical e não tem pra onde correr.Sem ela o que pode levar anos , talvez você levará meses para assimilar a essência de como tocar fácil seu instrumento .

Aprender a ter foco , mesmo que você já seja um executante, ajudará e muito seu aprendizado de teoria musical.Por isso:

-Matricule-se em uma escola de música 

-De  cada três horas diárias que você estuda seu instrumento use 1 hora para o estudo da teoria musical

-procure conhecer a história da música e principalmente a história de seu instrumento 

Procure na internet cursos voltados a teoria musical 

Lembre-se sempre que a teoria musical sempre anda lado a lado com seu instrumento e não ao contrário

 

 

Espero que essas dicas  tenha lhe ajudado a compreender e lhe ajude em seus estudos musicais

 

 

Receba Dicas EXCLUSIVAS Dificilmente compartilhadas Sobre COMO TOCAR MELHOR  seu instrumento Musical