O que é teoria musical , um breve resumo

Quando você for aprender um instrumento musical , digamos , um violão (porque todo mundo ama um violão ) não basta ter visual legal, tem que ter também conhecimento sobre o instrumento , então se prepara que hoje iremos fala da  teoria musical.

Você deve estar se perguntando, “O que é teoria musical ?” é o nome dada a qualquer sistema ou conjunto de sistemas com o propósito de analisar, classificar, compor , compreender e se comunicar a respeito da música. Outra definição seria : a descrição em palavras  de elementos musicais e a relação entre a simbologia da musica e sua performance pratica.

 

Ou seja , você tem uma banda favorita , digamos o AC/DC e eles lançaram uma música nova , você irá comparar para ver se a música é boa mesmo ou não , sem você perceber você esta aplicando a teoria musical. Falando dao que é  teoria musical , ela tem várias escolas que por sua vez possui vários estilos diferentes entre si, como por exemplo:

 

  • Analise musical – estuda os elementos do som e estruturas musicais e também as formas musicais , tendo como parte : harmonia , melodia , contraponto , ritmo , forma , andamento , técnica composicional , solfejo , percepção e ditado.
  • Estética musical – inclui a divisão da música em gêneros e a critica musical.
  • Notação musical – estuda os sistemas de escrita utilizados para representar graficamente uma peça musical , permitindo que um interprete execute da maneira desejada pelo compositor ,suas formas mais populares são : a partitura e a cifra.

 

E claro que em todo grande teoria ,sempre tem alguma grande celebridade e nesse caso não podemos deixar de mencionar esses ilustres senhores.

 

Arnold Fran Walter  Schönberg,faleceu em Los Angeles em 1951.Foi um compositor austríaco de música erudita e também criou o dodecafonismo, que é um sistema de organização de alturas musicais criadas na década de 20.

 

Jean-Philippe Rameau , faleceu na França em 1764.Foi um dos maiores     compositores no período do Barroco-Rococó(o primeiro era o movimento que para resumir rapidamente , seria a continuação do renascentismo , o segundo é um movimento francês que usava técnicas de incrustação de conchas e pedaços de vidro)seu estilo de lírica dominou toda a Franca que até então estava sob o antigo estilo do compositor Jean-Baptiste Lully.

 

Johan Strauss , morreu em Vienna no ano de 1849.Foi um compositor romântico , uma de suas peças mais famosas é o  Marcha Radetzky  batizada assim em homenagem ao  Joseph Radetzky von Radetz.

E por ultimo , Wilhelm Richard Wagner, morreu em Veneza no ano de 1883.Foi um maestro , compositor , diretor de teatro e ensaísta alemão, conhecido principalmente por sua óperas .Criou o movimento musical , Leitmotiv que é o uso de um ou mais temas que se repetem quando uma cena acaba, essa técnica foi usada primeiro na ópera “O holandês voador”

 

Então isso é a teoria musical e se você quiser se tornar o próximo gênio musical só há uma maneira, pratique e estude bastante.

 

Receba Dicas EXCLUSIVAS Dificilmente compartilhadas Sobre COMO TOCAR MELHOR  seu instrumento Musical