Teoria musical, o segredo para iniciantes!

Venho de uma família de músicos , e como cresci no meio musical, tive  no início dos meus estudos, uma forte influência prática.

Ou melhor dizendo , aprendi a ler algumas notas musicais , algumas leituras rítmicas, e logo fui pegando no instrumento,  tentando tocar mesmo que de forma grotesca, alguma música que me vinha a cabeça.

Muitos diziam que teoria musical é um dos requisitos primordiais de todo instrumentista ,mas no princípio deixei-a um pouco de lado , não por gosto , por sinal meu primeiro professor ( meu pai) sempre enfatizou a sua importância.Mas a fascinação pela prática instrumental e a ânsia de logo tocar o instrumento me deixava cada vez mais eufórico, e isso foi um dos meus primeiros erros

O Tempo passou e logo pude perceber algumas dificuldades por ter deixado a   teoria musical  de lado, tocava e não sabia o que era uma nota atrativa, não sabia nem mesmo o que era uma quinta , uma quarta e até mesmo algumas dificuldade para tirar música de ouvido etc .

 

A importância da teoria Musical

 

Depois de bater a cabeça por muito tempo, hoje eu sei que a teoria potencializa qualquer músico , em qualquer instrumento , até mesmo para canto . A teoria musical é a linguagem universal dos músicos, só com ela você será capaz de compreender temas mais aprofundados e específicos como: Contraponto,harmônia, improvisação,regência etc..

O segredo da evolução de qualquer músico seja popular ou erudito é sem dúvida nenhuma compreender a essência da prática teórica, sem ela mesmo você sendo um exímio executante seu talento estará limitado.

 

Como aprender teoria musical rapidamente?

Essa é uma pergunta bastante pertinente nos dias de hoje , pois com o surgimento de várias tecnologias ligadas ao compartilhamento e distribuição de informação, tudo ficou mais fácil. E a música acompanhou essa evolução, uma prova disso são os inúmeros arquivos existentes na internet sobre o tema “Teoria musical” .

Na tentativa de ajudar, eu  fiz uma pesquisa minuciosa na internet e encontrei muitas apostilas, videos e blogs relacionado ao assunto teoria musical , mas para minha surpresa e espanto, 80% dessas informações estão incompletas, e na maioria das vezes deixa mais dúvidas, de que esclarecimento.

Teoria musical (2)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A solução chave!

Vivemos em um mundo dinâmico,cheio de obstáculos e muitas vezes deixamos de fazer coisas interessantes por falta de tempo.Levando para o lado musical isso não é diferente, muitas vezes as desculpas são inúmeras para justificar o não aprendizado.

Pensando dessa forma, procurei por muito tempo um site que pudesse levar conhecimento musicais para qualquer pessoa e a qualquer hora ,mas que fosse uma material completo, um método passo a passo onde todos pudessem aprender de forma objetiva e sem pigas pinga de informações.

Em fim , depois de muito pesquisar encontrei um site interessante,que quero compartilhar aqui no blog Como tocar fácil, um método completamente diferente, “teoria musical em foco, pelo nome pode ser notar que é realmente focado naquilo que você quer aprender. As vezes fico imaginando quanto seria bom se no começo de minha vida musical, eu tivesse encontrado um método como esse,com certeza as coisas seriam muito diferentes, me pouparia muito tempo e dinheiro.

 

Deixarei abaixo um vídeo onde o dono do site  Henrique deixa algumas dicas sobre do que se trata o site e espero que seja muito útil para você:

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS DETALHE SOBRE O SITE

 

Caso queira saber os segredos desvendados de um dos instrumentos mais populares que existe , não deixe de visitar o tópico Como tocar violão